2010-08-02

Publicado no Jornal E - Estremoz

Estou a servir o estado desde 1978 e cada vez que apareceu uma crise, foi sempre falada como primeira hipótese, a diminuição dos ordenados dos funcionários públicos e agentes do estado.
Nos anos 80, com o Partido Socialista no Governo, era Primeiro Ministro o Dr. Mário Soares que por obrigação do Fundo Monetário Internacional, a Portugal foi imposta a execução de uma medida, obrigando os funcionários públicos a fazer poupança.
Porque será que mais uma vez pela mão do Partido Socialista, por imposição externa, poderá aparecer de novo a medida que obriga os funcionários públicos a fazer poupança. E os outros?
Vou comparar o Governo do País com o governo de uma casa: seria muito triste se recebesse ordens dos meus vizinhos. Pela segunda vez com o Partido Socialista podem vir os nossos vizinhos dar ordem ao nosso orçamento.
Durante os últimos anos, o Partido Socialista desmantelou a agricultura e as pescas, estamos dependentes e assim é mais fácil recebermos ordens.
A medida de utilizar os certificados de aforro, não produz diminuição de despesa, pelo que me parece não ter muita utilidade para o Programa de Estabilidade e Crescimento, só adia a saída real do dinheiro.
Esta medida a meu ver só tem um mérito que é o de voltar a incentivar a poupança. Nos últimos anos, o Partido Socialista promoveu a despesa, incentivando os portugueses a comprar (a crédito), a irem de férias (a crédito), a comprar carro (a crédito), a estudar (a crédito), etc..
Criou-se assim um hábito de consumo e a Banca foi quem mais beneficiou disso. Que fez ela aos lucros?
Ainda sou do tempo em que a banca pagava juros nas contas à ordem e que valia a pena ter dinheiro a prazo, hoje das contas à ordem nem um cêntimo.
Espero que o meu PSD venha a ser governo, para por as contas públicas em ordem.
Com muita tristeza o digo, temos que reaprender a poupar. Não sei é se esta medida será a mais correcta, porque só atinge uma parte dos portugueses.
Boas Férias.

1 comentário:

Anónimo disse...

Geralmente estas coisas acontecem pela mão do Partido Socialista porque, geralmente, é o Partido Socialista que está no poder e é em quem os portugueses mais confiam.
Acontece também porque quando o PS é governo o líder não foge a meio da governação para a comissão europeia, depois de declarar em território nacional uma guerra ilegítima com base em mentiras.
Tem a ver com isso essencialmente na minha opinião, terá também a ver com os submarinos que não precisamos que agora temos que pagar também e com muitas mais coisas.
Não digo que o PS não faz asneiras porque sempre as fez, e grandes! O que digo é que de todos ainda me parece o menos mau, pelos vistos a mim e à maioria dos portugueses.
O facto do PSD aniquilar internamente os seus consecutivos líderes também não me parece que ajude a que sejam outros, que não o PS, a governar.