2007-06-03

Castelo de Vide

A minha turma de 6º Ano em Castelo de Vide.
Turma do ano de 1970/1971 ou 71/72.
Se algum colega de Castelo de Vide vir esta fotografia que diga os nomes, alguns já não me lembro, é que já lá vão uns bons aninhos.
À minha direita está se não estou em erro o João Pedro Soares, encostado ao meu ombro o está um colega que só me lembro do anexim. Lá mais atrás junto à porta o Boto, junto ao Boto está um colega que não me lembro o nome, primo se não estou em erro do Demétrio.
Das raparigas só me lembro da Fernanda Milho, irmã do Joaquim e do Francisco (ou António) e da Amélia.

10 comentários:

Anónimo disse...

o 1º a contar da esquerda é o João Matela, (Irmão do António Matela que foi guarda-redes do Desportivo ou do Estrela), o seguinte também me parece o João Pedro Soares, o segundo sentado na floreira, com a mão sobre o joelho parece ser o Olimpio, atras do que julgo ser o João Pedro Soares parece o Zé Rui Rabaça ou o Pedro Rabaça, de chapeu escuro parece o Demétrio Gavetanho (Bochechas) e ao lado direito (ver de frente) parece estar o João Paixão (filho do João dos bonecos. O primeiro da terceira fila (lado esquerdo) parece o Américo (Grincho?. Na minha opinião não é uma turma completa, mas rapazes e raparigas de varias turmas e de vários anos, terei razão?
Há duas ou três moças que conheço mas não recordo o nome. Ao lado do que julgo ser o Américo está uma moça que é filha, presumo, de um guarda fiscal e ao lado dela está uma sobrinha do sr João (Sporting) que foi continuo no ciclo. A de oculosd também conheço mas não sei o nome, talvez seja uma moça que explora um minimercado na rua de marmelo, quase em frente ao Sebastião.

Anónimo disse...

Foi uma turma única a que acabou a 6ª classe, tem alunos de 3 anos por causa dos repetentes, deve ter pessoal de 1956,1957 e 1958.

Já agora poderei saber quem me respondeu?


Miraldino

Anónimo disse...

Sendo assim, se é malta nascida em 56, 57 e 58 o João Pedro Soares não pode estar lá é de 59. O Zé Rui Rabaça também não, assim como o Américo estes são de 60 para cima.
A menos que haja equivoco nas datas, pessoalmente estou convencido que na foto estão moças nascidas já nos anos 60.
Assim confirmo os nomes do Olimpio, do Demétrio Gavetanho, do João Paulo Paixão, do João Matela (tinha o alcunha de Torrão e tinha também uma deficiencia numa perna, morava em Sº Roque, foi viver para o Barreiro). Encostado à ombreira da porta está um rapaz que julgo se chamava Prezado, o que julguei ser o Américo Grincho pode muito bem ser aquele amigo que não era bombeiro, e cujo nome não recordo, que faleceu nos incendios de há dois ou tres anos.

Anónimo disse...

O mais pequeno e de chapeu é capaz de ser o Tody, (José Francisco Povoa) que morava na rua de Marmelo, primeiro no Largo da Cerca e depois lá mais acima.

Anónimo disse...

Andei à escola com a Fernanda Soares e com o joão Pedro.
Com um dos Rabaça, mas não sei qual.
Do nome Tody, tenho alguma recordação, era o que andava a vender jornais?
Demétrio lembro-me bem.
Do Olímpio tenho uma vaga ideia, era o filho do fotografo?
Como se chama o sobrinho do Sr do Táxi? esse andou comigo à escola, estava a morar fora de Castelo de Vide.
Dos Matela só me lembro do filho do professor Matela que tinha uma irmã, moravam em Portalegre e tinham casa na rua de Santo Amaro, nunca andei com ele à escola, de outro matela não me recordo.
Prezado e Américo Grincho não me lembro.

As datas de nascimento dos colegas de escola não sei, eu nasci em 1957.


O Francisco Boto que eu penso estar na GNR penso que é o que está encostado à porta.

Do meu ano mesmo só me lembro do João Claudino mas não está na foto. O que está perto de mim que penso que trabalha na câmara, morava numa quinta junto ao João Claudino. O irmão do Domingos, que não me recordo o nome António Manuel, que moravam na Rua do Mercado, trabalhou nas bombas da gasolina, penso que trabalha na Escola Preparatória que hoje deve ser Agrupamento. O Demétrio tem um primo Gavetanho que deve ser cabo ou sargento da GNR, o Joaquim Milho ou o irmão Franscisco. O Amaro.
Penso que do meu ano já faleceu um que morava no Souto.

De momento não me recordo mais nada.

Miraldino

Anónimo disse...

Falta do meu tempo o António Pedro Pires da banda da GNR.
E outro pequenino que era dos lados de Marvão mas morava em Castelo de Vide, andei com le na Escola Industrial em Portalegre, não me recordo o nome, os pais moravam numa quinta perto também do João Claudino.
Miraldino

Anónimo disse...

Já me lembrei do nome do meu Professor, era o Professor Louro do Pé da Serra.

Miraldino

Anónimo disse...

«Do Olímpio tenho uma vaga ideia, era o filho do fotografo?»
O Olímpio morava para os lados da Senhora da Conceição, por detrás do Asilo de Nª Senhora da Esperança. O pai dele trabalhava nas bombas de gasolina, que então havia à entrada da vila. O Olímpio, se não estou em erro seguiu a carreira militar, sargento talvez… O filho do fotógrafo chama-se Cardinho e é guarda prisional.

«O Francisco Boto que eu penso estar na GNR penso que é o que está encostado à porta.»
Talvez seja o Francisco, não sei se está na GNR, no entanto parece-me o Prezado que já referi, mas não tenho a certeza.

«O Demétrio tem um primo Gavetanho que deve ser cabo ou sargento da GNR»
Não estou certo disso, embora saiba de um Gavetanho que esteve na GNR em Nisa, era cabo salvo erro, mas teve problemas por lá e saiu. No entanto o Demétrio tem um irmão que é GNR, um dos mais novos. O Demétrio foi durante muito tempo “solista” do rancho Folclórico de Castelo de Vide, há por aí uns discos onde a voz dele é perceptível.

«O irmão do Domingos, que não me recordo o nome António Manuel, que moravam na Rua do Mercado, trabalhou nas bombas da gasolina, penso que trabalha na Escola Preparatória que hoje deve ser Agrupamento.»
Lembro-me bem do Domingos, foi campeão distrital de corta mato, e participou em provas de âmbito nacional. O irmão é um ou dois anos mais velho, tanto quanto me lembro trabalhou ou trabalha na Câmara. Não sei se trabalho na escola.

«Do meu ano mesmo só me lembro do João Claudino mas não está na foto.»
O João Claudino está ligado à enfermagem e reside ao que sei em Portalegre, creio que está na escola de enfermagem.

«O que está perto de mim que penso que trabalha na câmara, morava numa quinta junto ao João Claudino.»
O que está encostado, por traz do suposto João Pedro Soares (Panina) depois das indicações que apresenta, penso que seja o Álvaro Bengala, morava junto do João Claudino ou entre este e o Pasmar.

«o Joaquim Milho ou o irmão Franscisco.»
Dos Milhos sei que um deles morava ou mora na Fonte da Prata em Alhos Vedros (Moita)

«Dos Matela só me lembro do filho do professor Matela que tinha uma irmã, moravam em Portalegre e tinham casa na rua de Santo Amaro, nunca andei com ele à escola, de outro Matela não me recordo.»
O Matela filho do prof. Matela é economista e trabalha, tanto quanto sei no Banco de Portugal, faz parte ao que parece do staf do Constâncio. A irmã faleceu muito jovem. E o Matela que está na foto, tenho a certeza que é ele, morou na Corredoura de São Roque, lá mesmo ao cimo perto do largo onde se faziam touradas, o pai era carpinteiro. A irmã mais velha chama-se Aurora. O Irmão mais novo daquela irmandade é o António, que como escrevi, foi guarda-redes de um dos clubes de Portalegre, do Estrela ou do Desportivo. Tem uma irmã de nome Filomena Matela, quase todos, com excepção do António e de uma irmã que é casada com um filho do Álvaro Pacheco, (pregoeiro) que têm uma loja de electrodomésticos ou artigos eléctricos na Carreira de Cima, quase todos foram viver para a zona do Barreiro. O alcunha era “Torrão” e ele, o João, coxeia da perna esquerda.

«Com um dos Rabaça, mas não sei qual.»
Só pode ser o Zé Rui. O Zé Rui é enfermeiro, reside em Portalegre e é chefe de redacção do “Noticias de Castelo de Vide”. O irmão, Pedro Rabaça é também enfermeiro e é actualmente o comandante dos Bombeiros. Mas tanto um quanto outro nasceram nos anos 60.

«Do nome Tody, tenho alguma recordação, era o que andava a vender jornais?»
Sim, o Todi (Zé Francisco Povoas) foi ardina. Como ardina foi também o Martinho do Castelo (Martinho Manuel Paixão Carapeto.

*PS – O Professor Louro (prof. da primária), a esposa também era professora, tiveram duas filhas gémeas e moravam perto da Igreja de S. João, chegou a ser também professor de ginástica na então Escola Preparatória Garcia da Orta. È natural do Pé da Serra, lembro-me de ir já depois do 25 de Abril às festas do Pé da Serra, (1979 ou 1980) para ver o espectáculo do Zeca Afonso, Júlio Pereira e Janita e precisar de compar cigarros, na época fumava, e não saber onde os comprar. Por sorte encontrei o Prof Louro que, como era da aldeia, lá descobriu uma taberna que vendia cigarros.

Se a foto me trouxer novas recordações não deixarei de as registar.

ZeCa (sou responsável pelos anteriores comentários não assinados)

Anónimo disse...

Sobre as raparigas, mantenho as dicas que dei no primeiroi comentário

ZeCa

Anónimo disse...

Caro Miraldino

Para que não subsistam dúvidas, o João Matela da foto (que não conheço) não sou eu (JM, filho do Prof. Francelino), até porque fui para Portalegre logo que completei a 4ª classe. Efectivamente, vivemos na mesma Rua de Santo Amaro, eu um pouco mais abaixo.

Prazer em rever-te desta forma tão inesperada.

JM